Uma Mulher Inteligente sabe a importância da boa administração do Lar

17 dezembro, 2014

Muitas mulheres acham que é indigno o trabalho doméstico, que isto as torna submissas (no sentido pejorativo que o mundo atual dá). Mas a verdade não é esta. Para mim, saber fazer atividades domésticas lhe torna independente.

Imagina só: você precisa de roupa limpa, alguém lava para você; você precisa de comida, alguém faz ou compra para você; etc. E se um dia essa pessoa não puder fazer as coisas para você? Vai ter que se virar e aprender a fazer sozinha. Ou... vai passar um dia de fome?! Chega uma hora na vida que todos devem crescer, sair do ninho, bater asas e voar.

Hoje em dia o que mais existe são mulheres feministas que dizem que não vão se tornar escravas de homens (e desde quando cuidar de uma casa é escravidão?). Muitas mulheres (a maioria) não sabem fazer nada dentro de uma casa. E algo que me faz rir muito são outras que dizem que só porque sabem fazer macarrão instantâneo (miojo), podem casar. (hahaha) Mas o pior são as mulheres que sabem fazer serviços domésticos, e tentam desesperadamente mostrar isso aos homens, querendo dizer que são diferentes das outras e servem pra casar. Aff!

Fui criada e ensinada a não depender muito de outras pessoas para fazer as coisas por mim. (Obrigada papai e mamãe!). Como eu fui criada para ser independente, sabendo que a mulher deve saber cuidar da casa, na adolescência eu ficava abismada quando ouvia minhas colegas dizendo: “- Já falei para o meu namorado, que quando casarmos vamos ter uma empregada. Pois, eu não sei nem fritar ovo e na minha casa não lavo nenhuma colher”. Enquanto eu, nos meus oito anos de idade sabia até fazer bolo, quanto mais ovo frito, além de ajudar minha mãe a limpar a casa e lavar a louça; e para mim isso era brincadeira de casinha. rs

Então, talvez você pode pensar: “Mas você está dizendo que não devo ter empregada? Que devo ser só uma dona de casa? Não vou poder trabalhar?”.

Não. Não é isso que estou dizendo. Só estou mostrando o óbvio. Pense comigo: Como você vai dizer para uma empregada como quer que as coisas sejam feitas, se você não sabe como fazer? Para ensinar a ela que tipo de comida gosta, como gosta que seja feito, como limpar a casa, como lavar e passar as roupas, e tudo mais, você precisa saber como fazer. Isso se compara a um professor dando aulas, ele não vai saber ensinar algo que ele mesmo não sabe. Imagina um professor de química tentando ensinar história ou geografia - sem conhecer nada destas matérias... Não funciona!

O serviço doméstico não é um bicho de sete cabeças. Hoje em dia a tecnologia facilitou bastante as coisas para nós. Enquanto a máquina lava suas roupas, você pode fazer outras coisas que precisam ser feitas, e pode ter mais tempo livre para atividades que você goste. Uma delas pode ser: ler um bom livro, aprender a tocar algum instrumento, curso de costura, bordado, crochê; treino de ginástica, dança, pilates, etc. As opções são muitas.

Você pode, sim, trabalhar fora e estudar. Não há problema nisso, desde que você não viva somente em função de carreira - isso não lhe faria nada bem. Trabalhar, quando necessário, é um meio que você tem de auxiliar seu marido, de obter realização, de obter conhecimento. Afinal, é importante que você alimente seu intelecto de alguma forma. Se seu marido for um homem de verdade, vai te respeitar e entender suas necessidades e desejos. Este homem te fará desenvolver-se juntamente com ele. Porém, mesmo que trabalhe fora você vai continuar sendo a “Administradora da casa”.

Se você se sente realizada cuidando somente da família e da casa, não pense que isso é menos digno e nem deixe ninguém menosprezar você por isso. Você não deve satisfações a ninguém por optar por trabalhar para sua família. Cuidar da família também é um trabalho muitíssimo digno. Minha mãe fez isso boa parte de sua vida, e eu a honro por essa atitude. Dedicou-se a cuidar de seu marido e de educar suas filhas, é uma mulher digníssima. Há homens comuns (estes não nos interessam) que jogam isso na cara das esposas, dizendo que elas não fazem nada na vida. Como se o fato de ser dona de casa fosse pouca coisa. Sabemos que não é. Você é A DONA da casa e isso é uma responsabilidade e tanto.

Particularmente, eu não pretendo ter ninguém além de mim cuidando da minha casa e da minha família. Tenho a mesma ideia da minha mãe. Não consigo cogitar a ideia de ter outra pessoa “mexendo” nas minhas coisas ou cuidando dos meus filhos. Pois, gosto de tudo do meu jeito. Eu penso: se quer algo bem feito, faça você mesma. E pretendo continuar trabalhando, mas com flexibilidade, provavelmente  em casa. O que tenho plena certeza é que priorizarei a família. Primeiro sempre o que é melhor para minha família e consequentemente para mim. Se eu precisar abrir mão do trabalho para o bem da minha família, eu farei.


Nos meus 4 anos de graduação em administração aprendi que a organização do tempo é essencial. E sei que as funções administrativas podem ser usadas no cuidado da casa, digo até que são essenciais: planejar, organizar, dirigir e controlar. Como uma boa administradora do lar, você deve saber gerenciar seu tempo entre: casa, trabalho, filhos, marido e claro você mesma. Você precisa saber o que acontece na sua casa. Aprenda a administrar seu tempo, para poder cuidar bem do seu lar, afinal, ela é Seu.

Então você pergunta: “Mas será que vou dar conta?”.

Bom... cada caso é um caso. Tem mulheres que dão conta. Mas, tem outras que não. E quando não dão conta, se estressam, o que se reflete nas pessoas que convivem com elas. Isso não é bom.

Neste caso, em conjunto (você e seu marido) procurem uma solução que traga a melhoria, pensando sempre no bem-comum de todos. As possíveis soluções podem ser:
- Deixar o trabalho e se dedicar somente a família e a casa;
- Trabalhar só meio período, para ter mais tempo para a família e para poder relaxar;
- Ter alguém para ajudar, neste caso uma secretária pessoal (é como muitos estão chamando suas empregadas).

Tendo uma empregada, você vai mostrar a ela como gosta e quer que as coisas sejam feitas, porque você SABE FAZER. Tenho certeza que, se seu esposo for mesmo um homem de verdade, vai entender a situação e saberá tomar as melhores decisões que beneficiem toda a família, como um líder exemplar. Mas lembrem-se, todas as decisões sobre o relacionamento e a vida familiar, devem ser tomadas pelos dois em comum acordo, levando em conta o bem-comum da família. Nem um nem outro podem ser egoístas.

O homem é o chefe da família. E a mulher que é a dona da casa. O homem a auxilia nesta parte. Ele como provedor vai fazer tudo pela família e dar o melhor a eles. E vai confiar a você a responsabilidade do cuidado da casa. Honre esta confiança. Assim como ele vai honrar a sua confiança nele como mantenedor da família.

Um Homem de Verdade valoriza uma mulher que sabe administrar bem o seu tempo e sua casa. Ele precisa de alguém pra confiar esta responsabilidade. E não há problema em saber cuidar de uma casa, isso não vai tirar sua liberdade. Pelo contrário, a partir do momento que você é capaz de fazer algo sozinha (sem precisar de empregada), você é livre!

“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias. O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho. Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida. [...] Atende o bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça. [...]”. (Bíblia - Provérbios 31).

Léia

 
Mulheres Inteligentes - by Templates para novo blogger