Feminilidade

04 dezembro, 2014

"Pensando sobre a feminilidade dentro do contexto bíblico, observei que o que mais vemos na sociedade moderna, é que houve uma grande inversão dos valores quando falamos desse assunto.Feminilidade não se resume apenas em sermos mulheres que se cuidam, vai muito além disso. Feminilidade na verdade, é um conjunto de atitudes e comportamentos. É um estilo de vida.Infelizmente hoje em dia as mulheres não se preocupam em ser femininas, e sim feministas.Se uma mulher tem pensamentos diferentes do feminismo e quer viver sua vida dentro dos ensinamentos bíblicos, ela acaba sendo encarada como um ET. Ou seja, a sociedade que se julga 'sábia', independente de Deus e com visões diferentes, que na verdade são contrárias a palavra de Deus, não entenderá o real significado de Feminilidade.

A sociedade hoje incentiva a mulher a competir com o homem e a ser independente. Além dos exageros com a imagem e ao incentivo a sensualidade, a sociedade se condicionou a viver em um duelo Homem X Mulher. Por causa disso as mulheres hoje acabam se enquadrando tanto nos moldes e princípios do feminismo. Não vejo problema nenhum em a mulher conquistar seu espaço na área profissional, desde que a sua motivação não seja a competição com os homens.

Feminismo é bem diferente de Feminilidade.

FEMINILIDADE: Qualidade, modo de ser, de viver, de pensar próprio da mulher.
FEMINISMO: Tendência a elevar a situação da mulher na sociedade, a aumentar seus direitos.

Atualmente nosso grande desafio é conseguirmos equilibrar a realidade dos tempos modernos com o que a bíblia nos ensina.
Uma mulher cristã deve ser a descrição de feminilidade, acrescentando a seu significado os princípios bíblicos.

Trazendo esse pensamento para as nossas roupas, em I Timóteo 2:9 encontramos 3 orientações que nos ajudam a descobrir o que devemos ou não usar:

1°- Nossas roupas devem ser apropriadas, coerentes com as características, de uma filha de Deus, apropriada para seu tipo físico e adequada a ocasião e ao lugar que você pretende usá-la. A nossa roupa não definirá somente o que somos por fora, por isso precisamos ter cuidado em como estamos nos vestindo, pois a nossa roupa fala muito também sobre as nossas intenções. Muitas informações são passadas por nossa imagem. Por isso devemos ter muito cuidado com as nossas escolhas.

2°- Nossa roupa deve honrar a Deus. Deve ser decente. No texto quando lemos que devemos nos vestir com simplicidade e modéstia, nos leva a pensarmos em descrição, respeito e prudência. Ou seja, roupas com comprimentos, decotes e modelagens adequadas a uma mulher cristã. Quando nos vestimos com decência significa que reconhecemos e aceitamos o que Deus nos ensina, que a roupa serve para nos cobrir e não para expor o nosso corpo. Devemos nos vestir de modo a mostrar a nossa feminilidade e não a nossa sexualidade Devemos nos vestir com decência por respeito a Deus, a igreja e aos irmãos.

3° - Devemos ter moderação, devemos controlar nossos impulsos e evitar os extremismos da moda. Devemos governar nossas escolhas no quesito vestimenta com um sentido de moderação, simplicidade e autocontrole. Devemos evitar comprometer nossas finanças para manter um modismo ditado pelo mundo e pela mídia. A mídia prega um cuidado excessivo com o corpo, com boa forma e com a moda e nos incentiva ao consumismo excessivo . O padrão estabelecido pela mídia escraviza e faz parecer que você só será aceita e estará bem se você se enquadrar nesses padrões.
A palavra de ordem para nós mulheres de Deus deve ser sempre 'EQUILÍBRIO'.
Em Romanos 12:2 está escrito: 'Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.'

Trazendo agora esses princípios para nossa vida, encontramos no texto da Mulher Virtuosa em Provébio 31: 10 ao 31, a descrição da mulher que exerce a feminilidade dentro dos padrões de Deus. Esse texto fala de uma mulher casada, mas o comportamento da mulher virtuosa também deve ser aplicado na vida da mulher solteira. Encontrei muitas qualidades de uma mulher virtuosa dentro deste texto.

A mulher virtuosa é: Exemplar, honesta, confiável, zelosa, trabalhadora, ajudadora, empreendedora, boa administradora, habilidosa, generosa, bondosa, precavida, cuidadosa, vaidosa, digna, forte, confiante, sábia, inteligente, amorosa, não dá lugar à preguiça, boa mãe, boa esposa, boa dona de casa, temente a Deus, honrada.

- Exemplar (verso 10)

'Uma esposa (mulher) exemplar: feliz o homem que a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis.'

- Honesta e confiável (verso 11)
'Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma.'

- Zelosa (verso 12)
'Ela só lhe faz bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida.'

- Trabalhadora e ajudadora ( versos 13, 14, 15, 17 e 24)
'Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos. Com os navios mercantes, ela traz de longe as suas provisões. Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa.'
'Entrega-se com vontade ao seu trabalho: seus braços são fortes e vigorosos.'
'Ela faz vestes de linho e as vende, e fornece cintos aos comerciantes.'

- Empreendedora (verso 16 e 24)
'Ela avalia o campo e o compra: com o que ganha planta uma vinha.'
'Ela faz vestes de linho e as vende, e fornece cintos aos comerciantes.'

- Boa Administradora (verso 18 e 15b)
'Administra bem o seu comércio lucrativo, e sua lâmpada fica acesa durante a noite.'
'Dá tarefas as suas servas.'

- Habilidosa (verso 19)
'Nas mãos segura o fuso e com os dedos pega a roca.'

- Generosa e bondosa (verso 20)
'Acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres.'

- Precavida (verso 21)
'Não teme por seus familiares quando chega a noite, pois todos eles vestem agasalhos.'

- Cuidadosa (verso 22a)
'Faz cobertas para sua cama.'

- Vaidosa, se cuida (verso 22b)
'Se veste de linho fino e de púrpura.'

- Digna e forte (verso 25a)
'Reveste-se de força e dignidade.'

- Confiante (verso 25b)
'Sorri diante do futuro.'

- Sábia, inteligente e amorosa (verso 26)
'Fala com sabedoria e ensina amor.'

- Não dá lugar a preguiça (versos 15 e 27)
'Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa, e dá tarefas as suas servas.'
'Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar a preguiça.'

- Boa mãe, boa esposa, boa dona de casa e por isso recebe honra (versos 12, 23, 28 e 29)
Seus filhos se levantam e a elogiam: seu marido também a elogia dizendo: 'Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera.'
'Seu marido é respeitado na porta da cidade, onde toma assento entre as autoridades da sua terra.'
'Ela só lhe faz bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida.'

- Teme ao Senhor (verso 30)
'A beleza é enganosa, e a formusura é passageira: mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada.'

- Recebe honra das pessoas (verso 31)
'Que ela receba a recompensa merecida, e as suas obras sejam elogiadas à porta da cidade.'

Confesso que eu não esperava encontrar tantas qualidades dentro desse texto. Nele a feminilidade é exercida de forma linda e plena. A feminilidade está diretamente ligada as nossas atitudes e comportamentos diários. Não basta somente querer ser uma mulher bonita, ser uma mulher feminina e virtuosa vai muito além disso. Os ensinamentos da palavra trazem proteção para nós. Eles nos ajudam a ter uma vida feliz e nos ensina a vivermos da maneira certa pela qual fomos criadas.
Deus nos fez para ter todas essas qualidades e desfrutar de todas as bênçãos que esse estilo de vida pode nos trazer.
Não é uma tarefa fácil, mas com o nosso coração aberto para as transformações diárias que a vida com Deus nos traz, conseguiremos ser mulheres segundo o coração d'Ele.
Que Deus te abençoe."

 
Mulheres Inteligentes - by Templates para novo blogger