Pesquisa indica que prática da fé na infância afasta jovens do alcoolismo e drogas

26 abril, 2016




Por: Léia Sampaio

"Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando for velho não se desviará dele" (Provérbios 22:6)

Uma pesquisa recente desenvolvida por pesquisadores de diferentes centros de estudos nos Estados Unidos (ex: Boston Medical Center, Systems & Psychosocial Advances Research Center, entre outros) constatou o que o bom senso já era capaz de supor. Frequentar atividades religiosas desde a infância é um dos hábitos mais eficazes para evitar o uso de drogas ou abuso de álcool na adolescência e juventude.


A pesquisa foi liderada pela doutora Michelle Porche e publicada num congresso acadêmico sobre superação de vícios, na Chester University, Reino Unido. Os pesquisadores concluíram que uma infância religiosa contribui para que o futuro jovem não tenha comportamentos de risco e acrescenta que "a religiosidade pode ser especialmente protetora durante o período de transição da adolescência à fase adulta".

Não basta, contudo, simplesmente "crer", destaca a pesquisa. A religiosidade prática, que inclui a participação frequente em celebrações, cultos ou missas, por exemplo, é o que está relacionada ao desenvolvimento de hábitos mais saudáveis e menor propensão aos vícios. "Uma maior assistência à Igreja nesses períodos da vida [infância e adolescência] pode proteger o jovem do uso precoce de álcool e contra o desenvolvimento de problemas relacionados com o alcoolismo", diz o texto da pesquisa.

O levantamento usou como amostra 900 jovens de 18 a 29 anos. Nas conclusões, os pesquisadores propõem que as igrejas intensifiquem seu trabalho com jovens nos temas álcool e drogas, além de sugerir que os profissionais de saúde que lidam com dependentes químicos adotem elementos de prática espiritual com os pacientes que não se opuserem.

Um Novo Começo

01 janeiro, 2016



Mais um ano começou e com ele novos desafios.

O blog ficou parado um tempo devido a tantas outras coisas que estavam sobrecarregando e exigindo mais atenção. E como havia planejado, voltou neste ano com o objetivo de permanecer ativo. A pretensão é postar textos semanalmente.

Pensei sobre o que escrever para começar com o blog ativo já no primeiro dia de 2016, ainda que fosse tarde. E pensei em muitas coisas, sobre as quais logo escreverei, mas hoje ao ler a meditação, achei que a mensagem do texto seria boa para compartilhar com vocês.


============= § =============
Disse Deus: "'Haja luz', e houve luz. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas." (Gênesis 1:3, 4)
Um mar de pessoas aglomeradas. De repente, começa a contagem regressiva: 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1… E uma explosão de luzes e cores ilumina o céu. A cada virada de ano, do Rio de Janeiro a Florianópolis, de Nova York a Londres, de Hong Kong a Tóquio, de Sydney a Dubai, os espetáculos de fogos de artifício atraem cada vez mais pessoas. Misturando diferentes elementos químicos e armazenando muita energia em pouco espaço, os fogos conseguem efeitos coloridos esplendorosos.
No entanto, esse espetáculo, metáfora da própria condição humana, ilumina pouco e não dura mais do que 15 minutos. Já a festa de luz proporcionada por Deus no início foi um bilhão de vezes mais impressionante e tem o poder de iluminar para sempre.
Em Gênesis 1, ao ir da ideia para a ação, a primeira coisa que Deus disse foi: “Haja luz.” Símbolo da criação, essencial para a vida, a luz organiza o próprio tempo. Por isso, foi criada no primeiro dia e recebeu o primeiro carimbo do controle de qualidade. Essa luz representava o próprio Deus, uma vez que os corpos celestes criados para marcar o tempo só apareceram depois, e o autor de Gênesis os menciona quase com "desprezo" como “luminar maior” e “luminar menor”, evitando os nomes Sol (Shemesh) e Lua (Yareah), usados pelos vizinhos de Israel para designar certos deuses.
Antes de Deus dizer “Luz!”, a escuridão era quase palpável. Porém, quando o Senhor chega, a escuridão, que é a ausência de luz, vai embora. Com a luz, você pode apreciar os tons dourados do pôr do sol, a beleza azulada do pavão e o sorriso angelical de uma criança. Agradável, gratuita, universal, comportando-se como onda e partícula (ou energia-matéria), a luz torna tudo mais real e bonito. O arco-íris, o diamante e o brilho nos olhos dos namorados devem à luz seus matizes inigualáveis.
Deus começou a criação com a luz porque, assim, Adão poderia ver a face do Criador e de sua amada desde o primeiro instante, e você poderia contemplar as pessoas a seu redor desde o início do ano. Além disso, ninguém precisaria ficar com medo da escuridão do caos. Um mundo novo e escuro poderia ser amedrontador. Então o Senhor fez em primeiro lugar a luz. Um novo ano também tem o potencial para atemorizar. Porém, Deus promete iluminar todos os dias para que você não precise temer.
Você tem levado uma vida opaca? Deus é pura luz e quer colocar brilho em sua vida, pois a ordem certa no reino espiritual é ir do escuro para a claridade. O Criador gosta de pessoas iluminadas. Deixe-o colocar uma centelha de luz em seus dias para que você não passe suas noites na escuridão. Quando Deus acende a luz, o mundo inteiro fica iluminado.

============= § =============

Mais um ano está iniciando. Que tal confiar sua vida, o seu bem mais precioso, a este Deus maravilhoso que quer realizar o sonho dEle em você? Acredite, Ele sempre fará o melhor! Tenha um 2016 iluminado por Deus!

Fonte do texto devocional: Um Olhar para o CéuMeditações Diárias 2016. De Marcos de Benedicto. Editora: Casa Publicadora Brasileira.

Acesso grátis (precisa fazer cadastro): http://mais.cpb.com.br/2015/janeiro-2016-meditacoes-diarias/



Léia


14 sinais de que seu filho pode estar sendo vítima de um pedófilo

13 junho, 2015

Infelizmente, o número de casos de crianças vítimas de pedofilia só aumenta.
Elas são molestadas, na grande maioria dos casos, por familiares, parentes e amigos da família e outras pessoas próximas a elas.


Saiba como evitar que seu filho seja mais uma vítima com as orientações a seguir.



Você se torna vulnerável e deve ficar em alerta se:
  1. É mãe ou pai solteiro e não encontra tempo para dar a atenção necessária ao seu filho.
  2. Pessoas estranhas são sua fonte de ajuda, elas podem representar um perigo.
  3. Seu filho passou por processo de separação ou vivem num lar instável. Tornam-se vítimas fáceis para serem manipuladas.
  4. Pessoas demonstram um interesse fora do comum por seu filho. Aproximam-se e se dedicam demais a ele.
  5. Seu filho se anima porque tem alguém que demonstra interesse por sua vida, como suas atividades e passatempos. Gostam de saber sobre suas preferências musicais, programas de TV, jogos, livros e outras coisas.
  6. Ele recebe presentes, e-mails ou mensagens e fica entusiasmado com isso.
  7. Uma pessoa sempre está presente em atividades onde há crianças, sem uma criança, representa um problema.
  8. Alguém sempre encontrar um meio de ficar sozinho com seu filho.
  9. O seu filho está passando muito tempo na internet. Certifique-se de sempre saber com quem ele conversa, os assuntos e quais sites visita.
  10. Seu filho usa uma conta on-line de outra pessoa.
  11. Encontrou pornografia no computador de seu filho.
  12. Ele recebe ligações de pessoas desconhecidas ou mesmo conhecidas com frequência e também se ele liga para números desconhecidos.
  13. Ele tenta esconder o que está vendo na internet e desliga o monitor rapidamente quando você aparece.
  14. O seu filho não se envolve mais com a família e prefere se isolar.

Conheça algumas estratégias comuns de pedófilos:

  1. Tornarem-se amigos dos pais, principalmente de pais solteiros, para conseguir assim ter contato com a criança.
  2. Oferecem-se como babás ou cuidadores para ajudar os pais atarefados.
  3. Trabalham em empregos que envolvem crianças.
  4. Envolvem-se em projetos na comunidade voltados para crianças.
  5. Tornam-se voluntários em programas esportivos para crianças ou se oferece como treinador.
  6. Agem como voluntários em programas juvenis para trabalhar à noite.
  7. Estão sempre presentes em lugares comuns de lazer das crianças para observá-las como: parques, shoppings, salões de jogos, etc.
  8. Passam tempo na internet e nas redes sociais fazendo amizade com crianças e jovens para aprender como cativá-las.
  9. Tornam-se pais "adotivos".
Busque manter um diálogo aberto com seu filho. De forma que ele sempre confie em você para conversar sobre tudo que sente e pensa. Assim, ele jamais vai esconder algo ou alguém. Participe ativamente da vida de seu filho para que sejam melhores amigos, para que ele não procure em outro adulto a segurança que deve encontrar em seus pais.
Se você desconfiar que seu filho seja uma vítima em potencial ou reconhecer alguém como um pedófilo. Procure ajuda especializada:
Disque Denúncia: 100 ou 181



(Évila Sant'Ana é esposa e professora de língua inglesa e apaixonada pelo mundo da leitura e escrita. Acredita que o amor e o conhecimento são os meios de conquistar a felicidade. Website: http://essencialparaalma.blogspot.com.br/ )

10 coisas que você realmente NÃO deve dizer para mães com vários filhos

30 maio, 2015

No meio de uma ida estressante às compras com várias (ou mesmo nenhuma) criança, a última coisa que precisamos é de alguém para dizer o óbvio.

Por alguma estranha razão, existem muitas pessoas que sentem como se fosse seu dever dizer qualquer frase que lhes vêm à mente para outras pessoas em público. Muitas vezes, as vítimas desses comentários são mães com vários filhos. Se elas têm três filhos ou dez, estas mães ocupadas parecem ser vítimas de comentários sem tato de estranhos intrusivos. Em defesa da mãe cansada no supermercado, aqui estão algumas frases que você deve guardar para si mesmo quando você conhece uma mãe com filhos pendurados nela.

1. "Menina, você com certeza tem sempre os braços cheios!"

Sem brincadeira. Nossos ouvidos, carro, casa e coração também estão cheios. No meio de uma ida estressante às compras com várias (ou mesmo nenhuma) criança, a última coisa que precisamos é de alguém para dizer o óbvio.

2. "Nossa, Não sei como você aguenta..."

Bem, a verdade é que em alguns dias nós simplesmente "não aguentamos". Algumas pessoas devem pensar que as mães com vários filhos são "supermães" e podem fazer tudo. Embora existam algumas mães que, provavelmente, podem e fazem tudo, a maioria de nós falha com frequência. Ficamos cansadas. Deixamos os pratos se acumularem na pia. E, às vezes, as crianças ficam de pijama até tão tarde no dia que o jeito é desistir e fingir que já estão prontos para ir para a cama mais cedo. Alguns dias "escapamos" para ter um tempinho para ler, dar uma olhada no Facebook ou tomar um banho de 10 minutos, enquanto as crianças ficam com "A galinha pintadinha" ou desenhos animados da TV.

3. "Você sabe como isso acontece, não sabe?"

As pessoas parecem estar brincando quando dizem isso, mas se nós não sabíamos sobre as "abelhas e as flores" antes do nosso primeiro filho, certamente descobriríamos no segundo, ou quem sabe com o terceiro.

4. "Parece que o papai deles está precisando ir pescar, não é?"

Alguém literalmente disse isso para mim certo dia enquanto eu estava fazendo compras com meus seis filhos. Eu não sabia como lidar com o comentário maldoso e apenas respondi: "Ou mamãe precisa de um dia de SPA!" Mas o que ele quis dizer? Que o pai precisa de uma pausa de todas as crianças? Ou que ele precisa levar todas as crianças para pescarem? Ou ele estava se intrometendo na nossa vida sexual, dizendo que o pai precisa de uma distração fora do quarto? Parece que nada é tabu nas conversas públicas com estranhos.

5. "São todos seus?"

Não, eu os comprei na seção de utilitários para casa. Sério, quem vai às compras com crianças que não são suas - especialmente várias? Eu só não sei por que as pessoas fazem esta pergunta e por que pensam ser isso da conta delas.

6. "Todos estes são do mesmo pai?"

Essa frase foi atirada em mim enquanto fazia compras com os meus três primeiros filhos que têm cabelos de cores diferentes. Acho que eu preciso de uma camiseta dizendo: "Meus filhos são todos do mesmo pai", ou algo assim. Mais uma vez, é da conta de alguém se eles têm o mesmo pai ou não, ou são adotados? Em última análise, as crianças mesmo não se importam desde que sejam amadas e cuidadas. Só porque eu tenho um monte de crianças não significa que você possa me fazer perguntas pessoais.

7. "Muitos ajudantes!"

Eu espero que as pessoas estejam sendo sarcásticas quando dizem isso. Desde quando uma ida ao supermercado, loja (ou qualquer outro lugar) foi facilitada pela "ajuda" de crianças pequenas? Acho que, primeiro, estas almas bem-intencionadas nunca tiveram filhos; segundo, já faz um bom tempo que eles tiveram; ou (mais provável) terceiro, têm um dano cerebral permanente infligido por seus filhos.

8. "Já fechou a fábrica ou vai querer mais?"

Essa realmente não precisa de muitas explicações. Mas, se você quer saber se somos loucos o suficiente para ter mais filhos ou já terminamos nosso trabalho de reprodução, isso é algo particular e você não precisa se preocupar a respeito.

9. "Aproveite este tempo. Eles crescem tão rápido."

Eventualmente, mães ocupadas podem sentir saudades dos filhos pequenos, mas ao mesmo tempo no meio do caos, estresse e exaustão, essa frase contribui para o estresse e preocupação em se estamos "curtindo" esse tempo louco em nossa vida. Fazemos o nosso melhor tentando absorver cada minuto da maternidade, mas na maior parte, nós estamos apenas tentando sobreviver.

10. O olhar silencioso

Não verbal, mas igualmente sem tato. Encarar uma mãe com um monte de crianças, por qualquer motivo não é uma boa ideia. Quer esteja apenas observando enquanto conta mentalmente o número de crianças que eu tenho ou às vezes olhando com desgosto, você deve manter o seu julgamento para si, e os olhos impiedosos também.

Eu entendo que pode ser chocante ver algo que se parece mais com um desfile ou um circo no meio de um supermercado. Mas, deem a nós, mães esgotadas, alguma folga. Nós provavelmente estamos fazendo o melhor que podemos ao mantê-los todos sob controle e ainda cumprir nossas tarefas. Se você acha que precisa dizer alguma coisa, certifique-se que seja algo educado, não intrometido e útil. Tente:

- "Oh, que crianças lindas!"

- "Bom trabalho, mamãe!"

- "Que crianças bem-comportadas você tem."

Um carinho verbal é sempre melhor do que uma declaração ou questão que pode adicionar estresse à situação. Se for fazer uma pergunta, coloque-se no lugar da pessoa a quem vai perguntar e pense em como se sentiria. Algumas declarações impensadas podem doer como dedo em uma ferida. Se você quer dizer alguma coisa, seja positivo, edificante ou de alguma forma útil para essas mães que estão fazendo o melhor que podem. Lembre-se da regra popular, "Se você não puder dizer algo agradável, não diga nada."

Por: Wendy Jensen

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original 10 things you really shouldn't say to moms with multiple children.

Fonte: familia.com.br

(Wendy é mãe de 6 filhos, 3 meninos e 3 meninas. Ela é SUD (membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias). Ela gosta de escrever, ler, cozinhar, deixar as pessoas felizes e ficar com sua família).

A duração de relacionamento saudável depende de conhecerem a linguagem emocional um do outro

20 maio, 2015

A quantidade de relacionamentos que não dão certo é enorme. Para muitos destes, o fim foi a melhor escolha, mas muitos outros que tinham tudo para dar certo, simplesmente não deram. “Por quê?” 
Esta é uma pergunta feita por muitos. Uma das respostas é: problemas na comunicação.

Muitas vezes nem percebemos, achamos que a comunicação entre nós e as pessoas com quem nos relacionamos está ótima. No entanto, não é bem assim. Achamos que estamos nos comunicando bem, mas a verdade é que não estamos.

Não estou falando de palavras, e sim da linguagem que usamos para comunicar nosso amor, pois as pessoas se comunicam emocionalmente de forma diferente.

Existe uma variedade de idiomas e dialetos: japonês, mandarim, inglês, francês, alemão, português, italiano, russo, hebraico, grego, etc. A maioria de nós aprende apenas o idioma do lugar de onde nascemos, ou do lugar onde fomos criados, sendo esta nossa primeira linguagem. Depois, podemos aprender outros idiomas, mas em geral, com maior dificuldade. Esta se torna nossa segunda linguagem. Comunicamo-nos melhor usando nossa primeira linguagem. Porém, quanto mais utilizarmos a segunda linguagem, melhor nos comunicaremos através dela, nos sentindo mais confortáveis em expressá-la.

Quando nós falamos apenas nossa língua e encontramos alguém que só fale a língua dele (que não seja a nossa), a comunicação fica muito limitada. Para conversar será necessário usar mais que palavras. Serão necessários gestos, mímicas, desenhos, somente para comunicar a ideia que queremos transmitir. Podem até se entender, mas será uma comunicação bem ruim.

Então, devemos entender que as diferenças de linguagem fazem parte da cultura humana, por isso, se você quer fazer um bom intercâmbio cultural, deve aprender a linguagem daquela pessoa com quem pretende se comunicar.

Essa diferença de linguagens também ocorre nos relacionamentos, a sua linguagem emocional pode ser tão diferente quanto o português é do grego.

Não importa o quanto você se esforça para demonstrar seu amor em português, se a outra pessoa só entende grego. Nunca conseguirão entender o quanto se amam.






Segundo Gary Chapman, existem basicamente cinco linguagens do amor, podendo dentro de cada uma delas, ter mais alguns dialetos. O importante é você entender a primeira linguagem do amor das pessoas com que você convive e se relaciona, para expressar seu amor e afeição de uma maneira que eles entendam.

As cinco linguagens do amor (CHAMPMAN, 2006) são:

Palavras de afirmação (há pessoas que se sentem mais amadas quando ouvem  palavras afirmativas, elogios, admiração, atenção);

Tempo de qualidade (há pessoas que se sentem mais amadas quando seu(sua) amado(a) dedica tempo de qualidade para passar ao lado dessa pessoa);

Presentes (há pessoas que se sentem mais amadas quando ganham algum mimo de quem amam);

Atos de serviço (há pessoas que se sentem mais amadas quando seu amor lhe presta atos de serviço, ajudar a carregar as compras, pregar um botão, fazer a comida, consertar algo);

Toque físico (há pessoas que se sentem mais amadas com o afeto físico de quem amam, por isso pessoas assim tem mais dificuldade de manter relacionamentos a distância, pois necessitam da presença, do toque).

Provavelmente, a comunicação emocional que você tem com quem você conviveu a maior parte de sua vida é muito boa, pois a criança vai desenvolvendo a comunicação afetiva de acordo com o que recebe emocionalmente dos pais. Mas ao se relacionar com outras pessoas à medida que cresce, vai desenvolvendo outras linguagens emocionais. Assim, temos uma primeira linguagem do amor, e outras secundárias, que aprendemos depois de acordo com nossa relação com as demais pessoas.

É muito raro, em um relacionamento amoroso, os dois terem a mesma primeira linguagem do amor. Por mais sinceros que sejam em expressar seus sentimentos, se o outro não entender sua linguagem do amor, ele não saberá o quanto é amado pelo outro.

Só quem está disposto a aprender, ceder e mudar algumas coisas, é que consegue entender a linguagem de amor do outro, e também expressar amor de uma maneira que o outro entenda.

Se você identificar e aprender a falar a primeira linguagem o amor da outra pessoa, acredito que descobrirá a chave para ter um relacionamento que dê certo e seja duradouro.

Fiquem com Deus!

Beijos! 

Léia

(Referência e recomendação de leitura: CHAPMAN, Gary. As cinco linguagens do amor. Trad. Iara Vasconcellos. São Paulo: Mundo Cristão, 2006).

5 DICAS PARA CONQUISTAR A DISCIPLINA

30 janeiro, 2015


Certamente todos nós temos metas que desejamos cumprir, das mais simples às mais complexas.
Habilidades, esforços, perseverança são muito importantes, porém a disciplina é fundamental para que todas as qualidades que possuímos sejam eficazes em nossos afazeres e, finalmente, atinjamos nossos objetivos.
A procrastinação é um grande peso que nos impede de melhorarmos dia após dia, não deixe o que deve ser feito hoje para depois!
A disciplina está intimamente ligada a ações corretas, ou seja, tarefa previamente planejada e cumprida.
Separei 5 dicas de ouro que podem ajudar você a conquistar a disciplina em seu cotidiano:

1- Faça um balanço das atividades cumpridas com mais e menos facilidade. É importante reconhecer acertos e falhas para observar, também, pontos que podem ser melhorados.

2- Organize-se! Suas metas devem ser possíveis e ter tempo estabelecido. Podem ser mensais e semanais, mas faça uma lista diária do que precisa fazer e tique quando obtiver êxito. Nem sempre tudo sai da maneira que pensamos, porém realize tudo o que estiver ao seu alcance e verá seu potencial. No final do período enxergará seu avanço!

3- Não deixe a preguiça te pegar! Aproveite o tempo disponível para fazer o que for necessário. Depois, provavelmente, haverá tempo para um descanso e, o que é importante, de "cabeça fresca" e consciência tranquila.

4- Tenha perseverança. Sempre surgirão adversidades, mas elas não devem abalar você; afinal, o que é mais importante: os problemas ou o cumprimento dos seus objetivos? O que deve te estimular?

5- E, finalmente, o mais importante: coloque seus planos nas mãos do Senhor, porque sua vontade é boa, perfeita e agradável. Se realmente Ele quiser, te dará forças para prosseguir,

#Karla

A Hipocrisia Humana

26 janeiro, 2015

Voltando ao passado é possível notar como os valores foram alterados; como as pessoas passaram a aceitar a imoralidade. Alguns justificam estas mudanças dizendo ser isto consequência da evolução humana, que faz parte do amadurecimento da sociedade quebrar determinadas regras. Sempre irão inventar desculpas para tentar justificar sua hipocrisia!

Exemplos desta inversão de valores morais: uma atriz pornô que contracenou em cenas de sexo com um garotinho, e que é considerada Rainha dos Baixinhos. Crianças se agarrando sendo embaladas por aquele lixo de funk que muitos têm a ousadia de chamar aquilo de música. O movimento LGBT, que  hoje prega uma (falsa) “moral” em forma de passeata, com promiscuidade, que ganham espaço na mídia que trata de manipular as mentes. O imoral é hoje o moralmente compreendido por nossa sociedade que vive alterando valores.

Tudo isto é fruto da hipocrisia humana.


O ser humano, ao meu ver, é formado por carne, osso e hipocrisia, algo intrínseco que demonstra fingimento de virtudes e sentimentos. No entanto, não percebemos isso em nós mesmos, mas percebemos de forma abundante nas outras pessoas. A hipocrisia é manifestada de diversas maneiras, mas encontrei dois termos que usarei para dividi-la em dois grupos: hipocrisia impudente e hipocrisia elíptica.


Impudente é a hipocrisia que conseguimos definir sem necessidade de uma observação aprofundada, pois são presentes de forma explícita em nosso cotidiano. Por exemplo: A típica pessoa que fala algo e faz outro. poderia aqui citar conceitos morais de certos pais dados a seus filhos quanto a drogas, cigarros, bebidas e tantas outras coisas, mas que não são realizados por eles mesmo, sendo uma educação do tipo "faça o que falo, mas não o que faço". A pessoa usa de artimanhas para se beneficiar de alguma forma, e ainda se justifica por seus atos, levando em conta o comportamento de outros, para não ter a consciência pesada.

Por que agem assim? Resposta simples: Não tem princípios, apenas valores. Sim, os valores podem mudar, mas os princípios não. Você pode hoje ter o valor de prezar a sustentabilidade, mas amanhã, pode querer mudar esse valor para prezar mais a ética, por exemplo. No entanto, os PRINCÍPIOS NUNCA mudam. E quando uma pessoa tem princípios, age de maneira condizente com esses princípios.

Existe também a hipocrisia elíptica. Ela é oculta. Por exemplo: estamos fazendo algo interessante e percebemos a presença de alguém nos observando, sabendo disso nos dedicamos mais ainda, dando todo o nosso melhor ao fazer aquela atividade para que o outro possa nos admirar, mas se ninguém está vendo, não nos esforçamos tão bem, mesmo que sejamos bons naquilo que fazemos. O simples fato de ter alguém avaliando faz com que nos empenhemos mais. A hipocrisia elíptica é algo que está ali, invisível e ocasionando sofrimentos muitas vezes em silêncio.

A propósito, quem aqui já não mentiu sutilmente para conseguir algo? Isto é hipocrisia!

A hipocrisia está entre nós. Em todos os cantos onde exista a raça humana, e em certos casos tão sutil (as elípticas), que nem os seus proprietários a percebem.


Antigamente a palavra de um homem valia mais do que qualquer documento assinado. Desonestidade era imoral. Mas hoje não se pode confiar em mais ninguém, nem mesmo tendo contratos assinados. Perceba o maldito jeitinho brasileiro e as ações da nossa política nacional. Hoje não há tanta aversão a desonestidade; pois, a maioria dos que reclamam, são os próprios a furar fila, não devolver troco que veio a mais, etc. E justificam isso dizendo: para que ser honesto, se ninguém mais é? Esse conformismo naturalista faz com que a grande maioria das pessoas vejam isto como algo normal e não como algo ofensivo, abusivo, ilegal, prejudicial e imoral.

A inércia mental faz com que a "sociedade" nos manipule através da mídia criando verdadeiros zumbis culturais e seres hipócritas que se escondem atrás de máscaras de (falsa) “moralidade”, que de vez em quando ao refazerem a maquiagem acabam mostrando a verdadeira face cheia de egoísmo e presunção.

A conscientização é e sempre foi o melhor caminho. Princípios que se estabelecem na vida como: sou sempre quem sou, independente do lugar onde estou, onde não é a mídia que me passa informações sobre como devo me vestir ou como me comportar.

A solução para tudo isto é bem simples: Precisamos ter PRINCÍPIOS e abandonar a hipocrisia.

Deixo para vocês a pergunta para pensar e responderem: Será que algum dia as pessoas voltarão a ter princípios? (Melhor encararmos a realidade e não esperarmos por isso, neste mundo).

"Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade." (Mateus 23.28)

Léia

 
Mulheres Inteligentes - by Templates para novo blogger